sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

001 - Contribuição do Pai Olavo Solera (SP) para o Fórum Internacional Permanente



Como já é comum à minha pessoa, quando preciso escrever sobre um tema, busco na etimologia da palavra a tradução da mesma, e melhor, o caminho que devo trilhar.

A palavra DIVERSIDADE , do latim DIVERTERE, significa: "voltar-se em diferentes direções",   DIS = "para o lado" e VERTERE = "virar-se".

Desta forma meus amigos, ao sentar para escrever este texto sobre a diversidade nas religiões afro-brasileiras, deparei-me com duas vertentes que vivem em mim:  a do discípulo praticante, e a do acadêmico - teólogo.

Ao  olhar para estas diferentes situações, reconheci  em mim  a diversidade,  e se existe em mim, existe fora de mim. Sendo assim, o mesmo respeito que tenho para comigo passo a ter com os demais, sejam diferenças econômicas, sociais ou religiosas.

Acredito que isso é olhar para diferentes direções, sem pré-conceitos, sem discriminações, reconhecendo que as próprias religiões afro-brasileiras  mostram-se diversas em seus Cultos de Nação, as vertentes da Umbanda, o Catimbó, o Terecô, o Xambá, o Tambor de Mina, o Babassuê, o Batuque e muitos outros.
Minha vivência nas religiões afro-brasileiras inicia-se com Pai Rivas - Mestre Arhapiagha em 1979, e continua até hoje.

Iniciado por ele em 1983, caminho por esta estrada há 34 anos. Foi ele que me ensinou a reconhecer o diferente como algo bom, e se é bom tem que ser para todos.

Desta forma a diversidade nas religiões afro-brasileiras passaria a ser reconhecida pelas constantes ressignificações e mudanças,  tal qual a vida.

O respeito incondicional levará a todos à substituir o EU pelo NÓS, e quando chegar este dia  Orixá, Ancestral , Natureza e Homem, serão uma só unidade...

Mestre Ygbere
Discípulo de Pai Rivas - Mestre Arhapiagha

3 comentários:

  1. Grande Mestre Ygbere!

    Sarava profundo!

    Obapitan (Paulo Melao)

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente peço licença ao Mestre Yamunisiddha Arhapiagha (Pai Rivas) para humildemente tecer meus comentários nesse significativo blog. Peço licença, também, ao Mestre Ygbere (Pai Olavo Solera) a quem dirijo meus comentários, peço licença a meu Mestre (Pai Antonio Mendes) e, também, a todos os Pais e Mães de Santo que juntamente com seus filhos participam do blog. Muito honrado e feliz em poder sentir a diversidade em vossos dizeres!

    Prezado Mestre Ygbere,

    Achei muito interessante o caminho adotado pelo senhor ao buscar na Etimologia da palavra diversidade, base e inspirações para seu texto. Sua iniciativa em encontrar na história na origem da palavra seus reais e verdadeiros significados conduziu-me a concluir o quanto essas expressões se relacionam, “diferentes direções” e “pré-conceitos”, conforme tão bem citadas pelo senhor. Pois, a meu ver, quando chegamos a conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los pré-julgado estamos alimentando esses “pré-conceitos” frutos do desconhecido e, por conseguinte, não reconhecemos essas “diferentes direções” como possíveis. As religiões afro-brasileiras conforme bem colocado pelo senhor nos apresentam essas “diferentes direções” e reconhecer as diferentes memórias, conviver e dialogar com múltiplas temporalidades seria um grande passo para nos distanciarmos cada vez mais desses “pré-conceitos”.

    Obrigado por suas palavras tão profundas e inspiradoras!

    Um Aranauam fraterno a todos!

    Erivelton Thomaz.
    Discípulo de Pai Antonio Mendes.
    Seara de Umbanda do Cruzeiro Divino – S.U.C.D.
    O.I.C.D. Sub -sede Seropédica –RJ.

    ResponderExcluir
  3. Sempre aprendendo com você meu Irmão!
    Obrigado

    ResponderExcluir